Loading
Bacharéis Charming House

Património

A Bacharéis Charming House é o corolário do interesse e respeito partilhados pelo património e pela vivência íntima dos lugares: sendo já latente a aspiração de criar uma oferta turística diferenciada para a cidade, observando o casco antigo da Figueira da Foz – a sua riqueza arquitetónica, urbanística, histórica e social mas, igualmente, a sua nefasta e progressiva desertificação, foi evidente que qualquer investimento na área da hotelaria devia privilegiar a zona antiga, favorecendo a reabilitação em favor da nova construção. Deste modo, pretendeu-se contribuir para a revitalização do centro da cidade através da dinamização de uma unidade hoteleira de perfil “all year round”, mas fazendo-o através da riqueza intrínseca da unidade e do edifício, de propostas de acolhimento e estadia feitas à medida do cliente, e da promoção da ligação dos visitantes à cidade e à região.

Bacharéis Charming House

História

Localizado o edifício que pudesse acolher o desígnio gizado – o n.º 10 da Rua de São Julião, reuniu-se uma equipa multidisciplinar composta pela Arquiteta Alane de Holanda e o Historiador Francisco Queiroz, dedicada exclusivamente ao (re)conhecimento do imóvel e sua conversação em unidade hoteleira de charme. O resultado – pela riqueza do que a História legou, pela complexidade que a singeleza da Arquitetura nos transmitiu, excedeu todas as expetativas e o resultado é nosso, vosso e da cidade. Esperamos pela sua visita.

Com percursos pessoais e académicos distintos, os irmãos Balsas Abreu juntam-se à mesa da empresa familiar, a Cevadas – Casa das Carnes do Ervedal, para a produção de enchidos tradicionais de alta qualidade.
Como derradeira representante da confeção do chouriço tradicional de Quiaios, a empresa interessou-se pela memória e pelos métodos de bem-fazer, promovendo, com o auxílio da comunidade, o conhecimento, divulgação e revitalização de um enchido único, produto autêntico de uma paisagem original.
Assim nasce, também, a Viva Doce, na localidade do Ervedal, pastelaria e mercearia que guarda um mapa do melhor dos produtos regionais: do sal marinho da Figueira aos enchidos de Quiaios, passando pela doçaria e bolaria regional do Louriçal e Alhadas, e pelas conservas de peixe, doces e mel tradicionais da região.